top of page

POR UM FIO, 2022

EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL | SOLO EHIBITION

GALERIA GARE, SÃO PAULO, BRASIL
PRODUÇÃO GROU CULTURAL

Galeria Gare SP Affortunati Adriana

Por um fio, se a amarração sem nó suspende o tecido sem corpo cabide. Em queda livre, entregue à mera força da gravidade, o tecido cai como a veste do nada, na moleza esparramada, vago ao visual. Com a amarração serviço de vidente ––, o tecido sem corpo cabide não cai a esmo, cai em si mesmo. E assim, caído em si, o tecido cai bem, dele próprio vestido.

No entre dois vagante de forças adversas repuxo da gravidade e empuxo da amarração a insustentável firmeza do tecido é sustada na dobra sobre dobra, barra oca que es barra noutra. Embora dela derive a artista refere Bernini –, a barra oca não é, porém,
barroca. Barroca, a dobra é liberada pela mediação elementar entre veste e corpo veja que o fogo drapeja o manto de Santa Teresa. Barra oca, o tecido, que se redobra , sobra só e não sossobra, por um fio, e, assim, sem recobrar o corpo finito, recobre se retorcido, fazendo se escultura que transborda a figura e vaga pelo figural. A escultura de barra oca tira sarro da outra barroca, pois se nesta a dobra se gesta pelo fio do talho, aquela ganha o talho de dobra por um gesto de fio.

Francisco Rocha

ler texto completo

Adriana Affortunati SP Gare Galeria
Affortunati Adriana SP Galeria Gare
bottom of page